ATIVIDADE DE REVISÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 1º BIMESTRE


1) Os substantivos são classificados em dois tipos: substantivos biformes e substantivos uniformes. Escreva ao lado se o substantivo é uniforme ou biforme e a forma correta de escrever.

a) criança__________________________________

b) gênio___________________________________

c) anjo____________________________________

d) cônjuge_________________________________

e) testemunha______________________________

f) vítima_____________________________________

g) professor__________________________________

h) amigo____________________________________

i) artista_____________________________________

j) chefe______________________________________



2)Observe os substantivos em destaque e escreva C para os substantivos concretos e A para os substantivos abstratos. A sequência respectivamente encontra-se em qual das alternativas?


( ) Guardar DINHEIRO quando se é jovem é uma segurança para a velhice.

( ) O SEGURANÇA era muito forte e alto.

( ) Sempre que estou em casa, tenho SAUDADES da minha escola.

( ) A FELICIDADE é um sentimento que completa o ser humano.

( ) Dona Felicidade fez o melhor BOLO de chocolate que já comi.


3) Leia o texto abaixo e marque a alternativa em que se encontram as palavras que preenchem corretamente as lacunas com um dia da semana e a palavra guarda-roupa corretamente.

Todas as ______________ ela costuma limpar os _________________ da casa.


4) De acordo com as regras de flexão de número dos substantivos, escreva a forma correta de flexionar em número a palavra que está ao lado.

a) abdômen ________________________

b) réptil ___________________________

c) carril____________________________

d) cônsul __________________________

e) giz______________________________


5) A Lei 14.624/23 instituiu o cordão de girassol como símbolo das pessoas com deficiências ocultas. Sobre o assunto, leia o texto a seguir.

Cordão de girassol: o que é e quem pode usar. Entenda.

O que é uma deficiência oculta?

A deficiência oculta é aquela que, mesmo que não aparente sinais físicos visíveis, pode afetar consideravelmente a vida cotidiana. O principal fator que caracteriza tais condições como ocultas é o fato de elas serem invisíveis e, em sua maioria, causarem um impacto nas relações sociais.

O cordão com desenhos de girassóis é uma convenção internacional para representar e identificar pessoas com essas deficiências. Além disso, o uso proporciona maior compreensão e respeito.

Qual a importância do cordão de girassol?

O uso do cordão evidencia que aquela pessoa, embora não aparente, tem uma deficiência e por causa dela, também tem uma legítima necessidade de apoio. Uma delas é o autismo.

Quem pode usar o cordão?

É importante esclarecer que apenas as pessoas com deficiências ocultas podem usar o cordão de girassol, mas elas não são obrigadas a utilizar. Outro ponto importante é que o acessório não exclui a necessidade de apresentação de um documento comprobatório da deficiência.

Por que foi escolhido o símbolo do girassol?

A ideia do cordão que identificasse de forma discreta pessoas com deficiências ocultas surgiu em 2016 entre os funcionários do aeroporto Gatwick, no Reino Unido. Portanto, a escolha do girassol sobre um fundo verde tem como objetivo transmitir a ideia de confiança, crescimento, força, felicidade e positividade.

Disponível em: <Cordão de girassol: o que é e quem pode usar. Entenda (maristalab.com.br)>. Acesso em: 07 dez. 2023.

De acordo com o texto, por que é importante que as pessoas portadoras de deficiências ocultas utilizem o cordão de girassol?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



6) Escreva a classe gramatical ao lado da palavra: adjetivo ou substantivo.

  1. mulher _______________________

  2. flor_______________________

  3. covarde___________________

  4. chuva_______________________

  5. filha_______________________

  6. gatona_______________________

  7. mulher_______________________

  8. sogro _______________________

Leia o texto a seguir para responder as questões 7 e 8.

na Vilela – Trem-Bala [...]

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar

E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar

Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais

Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás

Segura teu filho no colo

Sorria e abrace seus pais enquanto estão aqui

Que a vida é trem-bala, parceiro

E a gente é só passageiro prestes a partir

[...]

Fonte: https://www.vagalume.com.br/ana-vilela/trem-bala.html


7) A partir do verso “Que a vida é trem-bala, parceiro”, infere-se que a vida

A) é única. 

B) é um trem. 

 C) passa rápido. 

 D) é uma parceria. 

 E) sorri para as pessoas.


8) Em relação à classe gramatical e sua classificação podemos afirmar que a palavra “trem-bala” é que tipo de substantivo

a) simples 

 b) composto 

 c) concreto 

 d) abstrato 

 e) coletivo



Nenhum comentário:

Postar um comentário