ATIVIDADE DE REVISÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 1º BIMESTRE
1) Os substantivos são classificados em dois tipos: substantivos biformes e substantivos uniformes. Escreva ao lado se o substantivo é uniforme ou biforme e a forma correta de escrever.
a) criança__________________________________
b) gênio___________________________________
c) anjo____________________________________
d) cônjuge_________________________________
e) testemunha______________________________
f) vítima_____________________________________
g) professor__________________________________
h) amigo____________________________________
i) artista_____________________________________
j) chefe______________________________________
2)Observe os substantivos em destaque e escreva C para os substantivos concretos e A para os substantivos abstratos. A sequência respectivamente encontra-se em qual das alternativas?
( ) Guardar DINHEIRO quando se é jovem é uma segurança para a velhice.
( ) O SEGURANÇA era muito forte e alto.
( ) Sempre que estou em casa, tenho SAUDADES da minha escola.
( ) A FELICIDADE é um sentimento que completa o ser humano.
( ) Dona Felicidade fez o melhor BOLO de chocolate que já comi.
3) Leia o texto abaixo e marque a alternativa em que se encontram as palavras que preenchem corretamente as lacunas com um dia da semana e a palavra guarda-roupa corretamente.
Todas as ______________ ela costuma limpar os _________________ da casa. |
4) De acordo com as regras de flexão de número dos substantivos, escreva a forma correta de flexionar em número a palavra que está ao lado.
a) abdômen ________________________
b) réptil ___________________________
c) carril____________________________
d) cônsul __________________________
e) giz______________________________
5) A Lei 14.624/23 instituiu o cordão de girassol como símbolo das pessoas com deficiências ocultas. Sobre o assunto, leia o texto a seguir.
Cordão de girassol: o que é e quem pode usar. Entenda.
O que é uma deficiência oculta?
A deficiência oculta é aquela que, mesmo que não aparente sinais físicos visíveis, pode afetar consideravelmente a vida cotidiana. O principal fator que caracteriza tais condições como ocultas é o fato de elas serem invisíveis e, em sua maioria, causarem um impacto nas relações sociais.
O cordão com desenhos de girassóis é uma convenção internacional para representar e identificar pessoas com essas deficiências. Além disso, o uso proporciona maior compreensão e respeito.
Qual a importância do cordão de girassol?
O uso do cordão evidencia que aquela pessoa, embora não aparente, tem uma deficiência e por causa dela, também tem uma legítima necessidade de apoio. Uma delas é o autismo.
Quem pode usar o cordão?
É importante esclarecer que apenas as pessoas com deficiências ocultas podem usar o cordão de girassol, mas elas não são obrigadas a utilizar. Outro ponto importante é que o acessório não exclui a necessidade de apresentação de um documento comprobatório da deficiência.
Por que foi escolhido o símbolo do girassol?
A ideia do cordão que identificasse de forma discreta pessoas com deficiências ocultas surgiu em 2016 entre os funcionários do aeroporto Gatwick, no Reino Unido. Portanto, a escolha do girassol sobre um fundo verde tem como objetivo transmitir a ideia de confiança, crescimento, força, felicidade e positividade.
Disponível em: <Cordão de girassol: o que é e quem pode usar. Entenda (maristalab.com.br)>. Acesso em: 07 dez. 2023.
De acordo com o texto, por que é importante que as pessoas portadoras de deficiências ocultas utilizem o cordão de girassol?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Escreva a classe gramatical ao lado da palavra: adjetivo ou substantivo.
mulher _______________________
flor_______________________
covarde___________________
chuva_______________________
filha_______________________
gatona_______________________
mulher_______________________
sogro _______________________
Leia o texto a seguir para responder as questões 7 e 8.
na Vilela – Trem-Bala [...]
Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás
Segura teu filho no colo
Sorria e abrace seus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir
[...]
Fonte: https://www.vagalume.com.br/ana-vilela/trem-bala.html
7) A partir do verso “Que a vida é trem-bala, parceiro”, infere-se que a vida
A) é única.
B) é um trem.
C) passa rápido.
D) é uma parceria.
E) sorri para as pessoas.
8) Em relação à classe gramatical e sua classificação podemos afirmar que a palavra “trem-bala” é que tipo de substantivo
a) simples
b) composto
c) concreto
d) abstrato
e) coletivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário